A ingestão de quantidades adequadas de antioxidantes em todas as fases da vida ajuda-nos a sentirmo-nos bem. Mas à medida que envelhecemos, torna-se ainda mais importante incluir estas substâncias na nossa dieta, uma vez que o nosso sistema imunitário se torna mais suscetível a infecções. Uma dieta rica nestes nutrientes é um impulso extra para o nosso sistema imunitário.


Internal image


Alimentos antioxidantes, a chave para a saúde

Os alimentos antioxidantes são nutrientes essenciais e substâncias naturais que contribuem para a manutenção de uma saúde óptima, capturando e neutralizando os radicais livres.

Os radicais livres são substâncias altamente oxidativas que danificam as células e o ADN. Surgem durante a digestão dos alimentos, mas também devido à exposição ao sol (raios UV) e à poluição. São os responsáveis pelo envelhecimento celular.


Internal image


O nosso organismo possui sistemas de defesa contra os radicais livres, mas estes necessitam de determinados nutrientes para poderem funcionar: minerais e vitaminas antioxidantes.

O selénio, o zinco, a vitamina B2 e a vitamina C são alguns deles. É essencial incluir diariamente na nossa dieta alimentos com estes minerais e vitaminas antioxidantes, porque fazem parte da maquinaria que repara o nosso corpo.


Internal image


Nutrientes que atuam como antioxidantes


Internal image


Como reforçar o sistema imunitário

O sistema imunitário, que nos protege de agentes infecciosos como bactérias, vírus e parasitas, pode ser afetado por uma má alimentação ou por maus hábitos de saúde como o tabagismo e o consumo de álcool.

Além disso, à medida que envelhecemos, a resposta do nosso sistema imunitário torna-se mais lenta e ficamos mais susceptíveis a doenças infecciosas.

As carências de alguns minerais e vitaminas, como a vitamina C ou o zinco, estão relacionadas com as alterações do sistema imunitário relacionadas com a idade.

A nutrição é um fator importante para garantir o bom funcionamento do sistema imunitário. A reposição de níveis adequados destes nutrientes pode apoiar a função imunitária e a resistência às infecções.

Como os alimentos ricos em antioxidantes ajudam o sistema imunitário

Perante uma infeção ou um processo inflamatório, o nosso organismo produz grandes quantidades de radicais livres para se defender dos micróbios invasores.

Os alimentos antioxidantes são necessários para regular estas reacções e evitar danos nas células saudáveis. O equilíbrio entre o processo de oxidação e a disponibilidade destes nutrientes é vital para a nossa saúde.

Vitaminas e minerais para reforçar o sistema imunitário

Vitamina C

As células do sistema imunitário utilizam esta vitamina para desempenhar as suas funções antimicrobianas.

Zinco

Desempenha um papel importante no nosso organismo na regulação e ativação do sistema imunitário.

Selénio

Contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a proteção das células contra os danos oxidativos.

Vitamina B2 ou riboflavina

Esta vitamina contribui para a proteção das células contra os danos oxidativos.


Internal image


Hábitos de vida saudáveis e uma dieta rica em alimentos antioxidantes são essenciais para manter o nosso sistema imunitário saudável e ativo.

Ao adicionar diariamente nutrientes ou soluções nutricionais à sua dieta, estará a nutrir o seu sistema imunitário e a recuperar mais rapidamente das infecções. A gama Força e Vitalidade de Meritene® é rica em proteínas de alta qualidade e é também rica em vitamina C, zinco, selénio e outras vitaminas e minerais antioxidantes que contribuem para o normal funcionamento do seu sistema imunitário.

Referências bibliográficas

  1. Gil-Hernández A, et ál. Tratado de Nutrición. Tomo I: Bases fisiológicas y bioquímicas de la nutrición. 2ª Ed. Madrid: Médica Panamericana; 2013
  2. Gil-Hernández A, et ál. Tratado de Nutrición. Tomo III: Nutrición humana en el estado de salud. 2ª Ed. Madrid: Médica Panamericana; 2013
  3. Puertollano MA, Puertollano E, Álvarez de Cienfuegos G, et ál. Dietary Antioxidants: Immunity and Host Defense. Current Topics in Medicinal Chemistry, 2011, 11, 1752-1766
  4. Calder PC, Kew S. The immune system: a target for functional foods? Br J Nutr. 2002 Nov;88 Suppl 2:S165-77
  5. Duntas LH, Benvenga S. Selenium: an element for life. Endocrine (2015) 48: 756
  6. Wintergerst ES, Maggini S, Hornig DH. Immune-enhancing role of vitamin C and zinc and effect on clinical conditions. Ann Nutr Metab. 2006;50(2):85-94
Leia mais
Fechar