Viver uma vida saudável está intimamente relacionado a um estilo de vida que inclui a prática regular de atividade física acompanhada de uma alimentação saudável. Desporto e saúde estão intimamente ligados. Na verdade, uma alimentação equilibrada e a prática desportiva são eficazes para retardar problemas de saúde quando ambos fazem parte regular da rotina.
A ingestão adequada de nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas é essencial para o funcionamento normal do corpo. Recomenda-se seguir uma dieta equilibrada e variada para levar uma vida saudável, embora nem sempre seja fácil. Alguns nutrientes, como proteínas, cálcio, vitamina C e vitamina D, são essenciais para manter uma boa saúde muscular, óssea e articular. Aceitar a vida implica reconhecer e aceitar as mudanças no nosso corpo e as diferentes perspectivas que ele nos oferece. Conhecer os aspetos que contribuem para uma boa saúde e estar aberto a descobrir novas abordagens e hábitos pode ajudar-nos a aproveitar ao máximo a vida.
Proteínas e o seu papel num estilo de vida saudável
Depois da água, o corpo é composto principalmente por proteínas. Na verdade, as proteínas são o principal componente estrutural das células e são essenciais para a vida.
As proteínas são estruturas complexas: compostas por várias unidades mais pequenas chamadas aminoácidos, que estão ligados entre si por ligações químicas formando uma longa cadeia. Alguns destes aminoácidos são denominados "essenciais", uma vez que o corpo humano não os consegue produzir por si próprio e devem ser obtidos através da alimentação. O nosso corpo não consegue armazenar aminoácidos da mesma forma que armazena hidratos de carbono e gorduras, por isso precisamos de um fornecimento diário destes nutrientes, que obtemos através das proteínas presentes na nossa dieta.
O papel de algumas vitaminas e minerais num estilo de vida saudável
- O magnésio contribui para a redução do cansaço e da fadiga, metabolismo energético normal, funcionamento normal do sistema nervoso e dos músculos, síntese proteica normal, entre outras funções.
- O potássio contribui para a manutenção da função muscular normal e da pressão arterial normal, sendo especialmente recomendado quando se exercita regularmente.
- O zinco ajuda a proteger as células do stress oxidativo.
- O selénio, além de proteger as células contra danos oxidativos, contribui para o funcionamento dos músculos.
- Ferro, vitamina C, riboflavina (vitamina B2), niacina, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12 e ácido pantoténico ajudam o metabolismo a produzir níveis normais de energia e combater a fadiga.
- O cálcio é um bloco de construção do nosso esqueleto e contribui para o desenvolvimento normal dos ossos. A suplementação de cálcio pode ajudar a manter a saúde óssea adequada, especialmente em pessoas com uma ingestão abaixo do ideal.
- O fósforo é responsável, entre outras coisas, pela formação óssea saudável.